Sobremesas irresistíveis para Páscoa

Postado em 08/03/2018

Chegou a época mais doce e saborosa do ano. A Páscoa é perfeita para você apostar e inovar em sobremesas com muito chocolate. A Favorita fez uma seleção com receitas imperdíveis e saborosas para comemorar. Opções irresistíveis para toda família!

Trufa de chocolate com nozes

Ingredientes:

225 g de chocolate meio amargo

2 colheres de sopa de óleo de coco

50 ml de leite de coco

1/4 de colher de chá de essência de baunilha branca

nozes picadas para confeitar

Modo de preparo: derreta o óleo de coco, o chocolate e o leite em banho-maria, adicione a essência e misture bem. Reserve em pote de vidro. Deixe descansar de um dia para o outro. Quando estiver com a consistência ideal, enrole em bolinhas e confeite com as nozes picadas.

Torta de avelã

Ingredientes:

1 pacote de biscoito de chocolate

100 g de margarina

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

3 unidades de clara de ovo

300 g de creme de avelã com chocolate

1 colher (sopa) de rum

cacau em pó e açúcar de confeiteiro para polvilhar

avelã caramelizada para decorar

Modo de preparo: no liquidificador, bata os biscoitos. Misture a margarina até formar uma farofa úmida. Forre o fundo de uma forma de 18 cm de diâmetro e asse no forno por 10 minutos. Deixe esfriar. Em uma panela, misture o açúcar e a água. Leve ao fogo brando e deixe ferver até dar ponto de calda. Bata as claras em neve, continue batendo e junte a calda em fio até dar ponto de marshmallow. Coloque o creme de avelã em um recipiente e amoleça em banho-maria. Junte o rum e o marshmallow. Coloque sobre a massa e leve à geladeira por, no mínimo, 5 horas. Na hora de servir, polvilhe o cacau, o açúcar e decore com avelãs caramelizadas.

Ovos com recheio cremoso de chocolate

Ingredientes:

900 g de chocolate ao leite

1 xícara (chá) de creme de leite sem soro

5 colheres (sopa) de creme de avelã com chocolate

Modo de preparo: derreta 500 g de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Despeje porções de chocolate derretido sobre moldes de ovos pequenos. Gire o molde para recobrir toda a superfície da cavidade e vire-o para baixo para eliminar o excesso de chocolate. Leve os moldes à geladeira por alguns minutos até o chocolate ficar firme. Repita o processo mais 2 vezes tomando cuidado para que o chocolate se espalhe uniformemente. Raspe as beiradas dos moldes com uma espátula. Leve-os à geladeira até que fiquem firmes.

Modo de preparo do recheio: derreta 400 g de chocolate com o creme de leite em banho-maria ou no micro-ondas. Acrescente o creme de avelã, misture bem e deixe esfriar. Leve à geladeira até endurecer. Bata na batedeira até formar um creme liso. Desenforme as casquinhas de ovos e preencha com o creme. Decore com confeitos ou raspas de chocolate. Sirva em seguida.

Mousse de chocolate com cachaça

Ingredientes:

50 ml de cachaça

125 g de creme de leite fresco batido em chantilly

22 g de manteiga

175 g de chocolate amargo picado

3 claras batidas em neve

3 gemas cozidas em banho-maria

35 g de açúcar

raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo: derreta o chocolate em banho-maria, junte a manteiga, a cachaça e o açúcar. Mantenha a mistura aquecida. Separe as claras dos ovos e bata em neve. Junte à mistura de chocolate. Numa tigela de inox leve as gemas a banho-maria, batendo até obter um creme. Bata o creme de leite bem gelado até firmar e triplicar de volume. Adicione aos poucos as gemas batidas e, por último, o creme de chocolate. Divida em taças ou copinhos e leve à geladeira até firmar. Decore com raspas de chocolate, morangos, amêndoas ou castanhas trituradas.

Cheesecake gelado de chocolate com café

Ingredientes:

2 pacotes de biscoito de chocolate com recheio de baunilha

300 g de cream cheese

1 lata de leite condensado

1/4 xícara (chá) de leite coado

2/3 xícara (chá) de calda de chocolate

1 lata de creme de leite

raspas de chocolate

Modo de preparo: em um processador ou liquidificador, triture os biscoitos de chocolate e forre o fundo de uma assadeira pressionando com as mãos ou com as costas de uma colher para ficar uma massa firme e lisa. Na batedeira, bata o cream cheese até ficar aerado. Acrescente o leite condensado e bata bem. Junte o café e o xarope de chocolate. Retire da batedeira e reserve a mistura. Limpe a batedeira e coloque o creme de leite sem o soro (deixe no freezer por cerca de 20 minutos para separar o creme do soro). Bata até que o creme fique aerado. Adicione o creme de leite à mistura de cream cheese e chocolate, mexendo delicadamente para não tirar o ar. Despeje sobre a base de bolachas. Leve ao congelador por 6 horas. Decore com raspas de chocolate ou como preferir.

Suflê de chocolate

Ingredientes:

2 col. (sopa) de manteiga

2 col. (sopa) de farinha de trigo

4 ovos com claras e gemas separadas

1 lata de leite condensado

1 col. (sopa) de chocolate em pó meio amargo

1 pitada de sal

Para a calda:

2 col. (sopa) de manteiga

3/4 xícaras (chá) de leite

3 col. (sopa) de chocolate em pó

2 col. (sopa) de açúcar

Modo de preparo: em uma panela antiaderente, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa até dourar. Retire do fogo e acrescente uma a uma as gemas e continue mexendo rapidamente. Adicione o leite condensado e o chocolate em pó meio amargo. Bata as claras em neve com o sal e incorpore delicadamente ao creme de chocolate. Distribua a massa em refratários individuais (render até 12 porções) untados com manteiga. Asse no forno, preaquecido, a 180 graus, cerca de 35 minutos. Retire do forno e adicione a calda de chocolate quente. Se quiser, sirva com sorvete de creme.

Modo de preparo da calda: em uma panela, misture o leite, a manteiga, o chocolate e o açúcar. Deixe ferver em fogo brando até dar ponto de calda. Sirva o suflê quente acompanhado com a calda.