Truques para cuidar das plantas no Verão

Postado em 01/02/2018

O Verão também exige cuidados específicos quando o assunto é a saúde do seu jardim. As plantas e flores que você cultiva em casa precisam de atenção especial também nessa época. Regas, podas e outros tratamentos podem ajudar com que elas fiquem sempre lindas e saudáveis. Siga alguns cuidados simples que a Favorita listou.

Hidrate as folhas

Durante o Verão as plantas costumam perder água mais rapidamente. Uma dica ótima é borrifar água diretamente nas folhas para que elas possam resistir melhor às altas temperaturas. Faça isso durante o início da manhã ou pelo final da tarde.

 

Regue devagar

O calor costuma deixar a terra muito mais seca. Por isso, o ideal é jogar a água no vaso bem devagar para que ela seja absorvida pela terra.

 

Retire as pragas

Elimine as ervas daninhas da terra próxima às plantas. Fique de olho nos parasitas e fungos que se desenvolvem no caule. Eles costumam se instalar no Verão.

 

Mova as plantas de lugar

Vale lembrar que com a mudança de estação o posicionamento do sol também muda. Para que as plantas continuem recebendo a mesma quantidade de luz e sombra recomendada, é preciso mover os vasos de lugar e prevenir que nenhuma delas fique nem no escuro, nem expostas a muito sol.

 

Escolha as suas plantas

Caso você vá começar (ou renovar) seu jardim nessa época, vale escolher com cuidado. Algumas espécies se dão melhor no Verão como as orquídeas borboleta (phalaenopsis), as bromélias e algumas suculentas.

 

Corte os galhos secos

Ramos adoentados ou secos devem ser podados sempre. Plantas ornamentais precisam de poda constante para que todos os nutrientes sejam absorvidos. Não deixe folhas e flores secas na base de vasos e floreiras, pois elas abafam o solo e dificultam a circulação do ar pela terra.