Rabanada: receitas do doce tradicional de Natal

Postado em 14/12/2017

A rabanada não pode ficar de fora da ceia de Natal e é super fácil de preparar. Além de deliciosa, ela é muito bem-vinda em todas as épocas do ano. Você pode servi-la como sobremesa ou uma opção saborosa para o café da manhã. Escolha a sua receita Favorita!

Rabanada tradicional

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite
16 fatias de pão de forma sem casca
3 ovos ligeiramente batidos
1 xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo: coloque o leite em uma tigela e mergulhe nele as fatias de pão. Em seguida passe-as nos ovos batidos. Escorra bem. Em uma frigideira grande coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Quando estiver bem quente, abaixe o fogo e frite as rabanadas, duas a duas, até dourar. Retire-as com uma escumadeira e escorra sobre papel-toalha. Polvilhe açúcar e sirva.

Rabanada de Banana

Ingredientes:

1 pão de rabanada
2 colheres de açúcar
400 ml de leite
2 bananas pequenas
3 ovos batidos à mão
óleo para fritar
açúcar e canela a gosto
castanhas e bananas para decorar

Modo de preparo: corte o pão em fatias grossas. Bata no liquidificador as bananas, o açúcar e o leite. Coloque a mistura em uma vasilha funda e em outra coloque os ovos batidos. Leve o óleo para esquentar, ele tem que estar bem quente. Umedeça as fatias de pão na mistura da banana dos dois lados, deixe escorrer um pouco. Depois passe nos ovos batidos. Leve as fatias para fritar imediatamente no óleo bem quente. Depois de dourar, coloque para escorrer no papel-toalha e, com as fatias ainda quentes, passar na mistura de açúcar com canela. Se quiser, decore com rodelas de banana e castanhas.

Rabanada de Panettone

Ingredientes:

1 panettone
1 copo e meio de leite
1/4 de copo de rum (opcional)
1 ovo
uma pitada de sal
manteiga para untar a frigideira
canela e açúcar refinado a gosto

Modo de preparo: corte o panettone em fatias de 2 cm de largura. Misture o leite com o ovo e o sal em um prato fundo. Molhe as fatias de panettone ligeiramente nesta mistura. Espalhe um pouco de manteiga em uma frigideira já aquecida e toste as fatias de ambos os lados até dourarem. Retire, polvilhe com canela e açúcar e sirva imediatamente.

Rabanada de frutas vermelhas

Ingredientes:

Para a rabanada:

1 baguete de pão de cereais ou australiano
1 xícara de leite
1 xícara de leite de coco
1 lata de leite condensado
3 ovos batidos
canela a gosto
açúcar orgânico a gosto
óleo de girassol para fritar

Para a calda:

100g de amora
100g de framboesa
100g de morango
100g de mirtilo
320g de açúcar refinado
1 unidade de canela em pau
5 unidades de cravo da Índia

Modo de preparo: para a rabanada, corte o pão em fatias médias. Em um refratário, misture o leite, o leite de coco e o leite condensado. Mergulhe as fatias de pão até que elas estejam bem molhadinhas. Em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela. Passe as fatias de pão nos ovos batidos. Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel-toalha. Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto. Sirva quente com a calda de frutas vermelhas e algumas frutas inteiras.

Para a calda de frutas vermelhas: em uma panela de fundo duplo, coloque as frutas juntamente com o açúcar, a canela em pau e o cravo da Índia. Deixe em fogo baixo e vá mexendo aos poucos. Quando a calda começar a engrossar, desligue o fogo e deixe esfriar.

Rabanada vegana

Ingredientes:

2 xícaras (de chá) de leite vegetal ou leite de amêndoas
1 colher (de chá) de essência de baunilha
2 pães franceses
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara
1/2 colher (de chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
farinha de trigo para empanar
açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo: Em uma tigela, coloque o leite vegetal e a essência de baunilha, misture e reserve. Corte os dois pães franceses em fatias com cerca de 2 cm e molhe levemente no leite vegetal. Não deixe as fatias muito molhadas! Coloque farinha de trigo em um prato e empane as fatias umedecidas, batendo para tirar o excesso. Em uma frigideira grande e antiaderente, coloque o açúcar, a canela, a água e o óleo vegetal, misture e deixe ferver em fogo baixo. Quando começar a borbulhar, coloque as fatias de pão e deixe-as fritando na calda por cerca de dois minutos, virando dos dois lados até ficar dourado. Polvilhe com açúcar e canela a gosto.