O bordado livre vai inspirar você

Postado em 08/12/2017

A paixão pelo bordado cresce pelo mundo. A atividade está presente tanto em roupas como na decoração e em diferentes formatos, técnicas e materiais. Essa arte delicada e vintage pode ser uma alternativa para aliviar o estresse e um novo hobby. Gostou da ideia e ficou com vontade de começar? Veja o que você precisa para dar os primeiros passos.

Materiais necessários

Bastidor;

Tecido;

Agulhas de bordado;

Meadas de linha para bordado;

Tesoura para arremate;

Caneta ou carbono;

Desenho no tecido.

Para começar

1) Inicie pelo ponto-cruz: uma das técnicas mais simples de bordado. Os gráficos geométricos geralmente são mais fáceis, pois a estética quadriculada limita a criação.

2) Não tenha medo de tentar: se divirta enquanto testa pontos, texturas, cores, linhas e acabamentos até ir descobrindo as técnicas que você mais gosta de usar. Se não tiver ideias de desenho, comece bordando frases que mais gosta ou formas simples.

3) Use canetas para passar o desenho: se você já tiver ideia do desenho que irá bordar, a dica é transferir o formato para o tecido com carbono. Nas lojas especializadas, você também encontra canetas específicas para a função, em que o risco do tecido sai com água ou calor.

4) Aprenda online: é possível encontrar na internet muitos cursos online ou anúncios de turmas presenciais. O YouTube também é um grande acervo de dicas e tutoriais, com materiais gratuitos e criativos.

Inspiração de sobra

Abaixo, listamos alguns perfis no Instagram com boas ideias para você se inspirar. O incentivo que faltava para você começar a decorar a sua casa com todo charme e estilo vintage do bordado.

Clube do Bordado

As meninas do Clube do Bordado ensinam que o bordado feito em grupo estimula a fluidez de pensamentos e ideias. Na rede, elas divulgam seus trabalhos e dão informações sobre os workshops que ministram durante o ano. Vale a pena conferir!

Sarah K. Benning A americana Sarah K. Benning borda geralmente em tecido de linho. Os resultados são lindos e as plantas são a especialidade da artista.


Juliana Mota

Designer por formação, ilustradora e bordadeira por amor, Juliana Mota juntou a paixão por fotografia e ilustração para criar bordados únicos. Vale a pena conferir o trabalho dela!

Thread Honey

A jovem estadunidense Jennifer Riggs aprendeu a bordar com a sua avó. Esse encontro de gerações torna o seu trabalho especial e único.